Analyze Power BI Data in Excel

Uma das possibilidades para os usuários de Power BI que ainda gostam do Excel é analisar os dados que você tem na ferramenta. Quando trabalhamos com BI passamos por um problema muito comum: Muitas pessoas com diversos arquivos Excel que mostram resultados diferentes.

É muito importante então que tenhamos uma fonte única de informação, independente se queremos ver essa informação com Power BI ou Excel é importante que seja única. Sendo assim, gostaria de mostrar a vocês como analisar os dados do Power BI através do Microsoft Excel. Para facilidade nas demonstrações vamos utilizar uma base de dados do Google Analytics.

Na sua console do Power BI na aba esquerda clique sobre algum dos Relátorios que você possui.

image 

No canto superior direito, você irá notar esses três pontos que estão circulados e ao clicar visualizará a opção Analyze in Excel.

image

Ao clicar será requisitado o download do conector para a fonte de dados na qual você quer se conectar.

image

Depois do download realizado, você é claro precisará abrir esse arquivo para então consumir os dados no Excel. Ao tentar abrir você irá se deparar com a seguinte mensagem.

image

Essa mensagem apenas diz que você pode estar abrindo um arquivo perigoso, porém você sabe exatamente do que se trata, então pode simplesmente ignorar e clicar em “Enable”. Existe uma outra mensagem também que logo após essa você poderá pegar, mas que na verdade não é nada de tão preocupante. A mensagem apenas diz que o token de acesso ao Power BI expirou e você precisará especificar suas credenciais novamente.

image

Isso acontece, pois previamente eu já tinha me conectado do Excel ao Power BI. Aqui você precisará apenas clicar em OK.

Aqui a mensagem é bastante simples, você apenas precisa especificar as credenciais na qual possuem o acesso ao Dataset do Google Analytics.

image

Feito a conexão todos os campos e calculos irão aparecer no canto direito.

image

image

Problemas comuns que podem acontecer.

Resolvi deixar bem grande essa frase, pois esse é um problema que 90% das pessoas terão.

Por exemplo, dentro da tabela de Page Performance, você tem duas medidas: Page Load Time (sec) e Redirection Time (sec), que provavelmente poderiam ser tirados diversas informações valiosas sobre o seu site.

image 

Porém, note o erro que acontece quando você adiciona um desses campos em VALUES.

image

Esse erro acontece, pois o campo não foi criado como uma measure no Dataset do Google Analytics, então o Excel simplesmente não consegue reconhecer como um campo na qual poderiamos realizar calculos.

A recomendação da Microsoft para resolver esse detalhe é: Para qualquer campo que você quiser realizar calculos, você deverá no modelo do Power BI Desktop uma measure que simplesmente recebe o valor. Como no exemplo abaixo.

image

image

E caso você não utilizar essa Measure para nada mais, mas apenas para o Excel, você pode simplesmente ocultar do modelo.

image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espero que tenham gostado desse post e que possa ajuda-los em seus projetos!

Abraços,
Marcos Freccia

Advertisements

About Marcos Freccia

MVP em SQL Server (Data Plataform) , especialista em SQL Server, e atualmente trabalhando com Microsoft Azure!

Posted on December 12, 2016, in Business Intelligence, power bi, PowerPivot, VirtualPass and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Leave a comment.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: