Criar o AdventureWorks ficou muito mais fácil

Pessoal,

Quem aqui utiliza o AdventureWorks para realizar testes de performance ou até mesmo quando vai fazer uma apresentação e precisa ter uma base de dados que possa simular um ambiente de OLTP real? Todos já conhecem o AdventureWorks correto?

O AdventureWorks é uma empresa ficticia de venda de Bicicletas criada pela Microsoft que simula um ambiente de OLTP de uma empresa normal. Sempre que você precisa utilizar essa base de dados uma das maneiras é realizar o download clicando nesse link: http://msftdbprodsamples.codeplex.com/

Porém, foi adicionado uma nova maneira e que é muito mais rápido, que é utilizando o SQL Azure Database no Microsoft Azure. Agora você pode criar um novo banco de dados e criar a Adventure Works através de um modelo que está disponivel para escolha. Abaixo, vou mostrar os passos a serem realizados para criar essa base de dados.

1) Na nova console do Microsoft Azure navegue até a opção SQL Databases

image

2) Clique em Add e preencha as primeiras informações.

image

Como vocês podem ver acima, o nome da base de dados nesse momento não necessariamente precisa seguir um padrão, mas coloquei AdventureWorks, e na opção Server você tem a opção de criar um novo servidor ou de escolher um servidor já existente. No meu caso criei um novo servidor chamado srvadvworks, configurei um usuário e senha e cliquei em OK.

3) Na opção Select Source é onde acontece toda a mágica. Clique em Sample.

image

4) Uma nova opção irá aparecer. Onde você pode escolher qual versão do Banco de Dados AdventureWorks você quer. Lembrando que a versão V12 será a versão mais atualizada.

image

Você também precisa do usuário e senha do servidor onde o banco será hospedado. O servidor utilizado no passo 2 será utilizado aqui, então lembre-se das credenciais utilizadas.

5) Nesse passo você escolherá o Pricing Tier, que nada mais é do que o Service Tier que você hospedará a sua base de dados. O Service Tier impacta diretamente na performance de entrega para a base contratada.

image

6) Você precisará também configurar o Resoure Group. Se você tiver interesse em saber mais sobre Resource Groups e qual sua utilidade eu sugiro acessar esse link: https://azure.microsoft.com/en-us/documentation/articles/resource-group-portal/

image

7) O ultimo passo é escolher a collation para o banco de dados. Nesse caso em especifico a collation default já está configurada e não podemos alterar, mas caso você estivesse criando algum outro banco de dados, você precisaria especificar a collation ou utilizar a colation default.

image

E por fim apenas clique em create

image

Após a criação da base você pode vê-la no portal como demonstra a figura abaixo.

image

E para conectar basta clicar sobre a base de dados e copie a url do Server Name e coloque a url no SQL Server Management Studio.

image

image

image

Como vocês podem ver nem todas as tabelas que existem na versão atual do AdventureWorks, porem algumas das tabelas estão disponíveis para seus testes.

Se vocês quiserem aprender mais sobre SQL Azure Database, o Learning 365 tem esse e mais alguns cursos sobre Banco de Dados por R$ 49,90. No link abaixo você pode obter mais informações.

http://www.learning365.com.br/cursos/microsoft-azure-sql-database—streaming

Espero que tenham gostado e até a próxima.

Marcos Freccia
Data Plataform MVP

Sobre Marcos Freccia

MVP em SQL Server (Data Plataform) , especialista em SQL Server, e atualmente trabalhando com Microsoft Azure!

Publicado em novembro 3, 2015, em Learning 365, SQL Azure, VirtualPass e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: