Resultado pesquisa: Qual sua experiencia com SQL Server

Olá pessoal,

No dia 02/01/2013 publiquei aqui no blog uma pesquisa para entender com as pessoas quantos anos de experiência elas possuíam com SQL Server. Tivemos uma boa participação das pessoas no total de 52 votos, que abaixo coloco o resultado para todos visualizarem.

Poll

Como podemos perceber a grande maioria das pessoas que aqui votaram estão entrando no mercado de trabalho com SQL Server. Confesso que esperava resultados parecidos como esse e que nos levam a pensar da seguinte forma. Precisamos sim de conteúdo básico sobre bancos de dados.

Claro que não tenho nada contra com conteúdos avançados e eles sim são muito importantes, pois você chega em determinadas fases da sua carreira que você precisa entender porque tal funcionalidade se comporta dessa maneira e não apenas saber que para implementar basta seguir esses passos. Agora, pessoas com 1 a 2 anos de carreira não precisam se atentar em saber o core do produto, mas sim em saber implementar aquilo da forma correta e a partir do momento que a experiencia vem chegando você precisa passar a aprofundar seus estudos.

Espero que cada um possa tirar suas próprias conclusões perante a post. Espero fazer mais pesquisas dessa para encontrar realmente qual o GAP de informação existente no mercado.

Abraços,
Marcos Freccia

Sobre Marcos Freccia

MVP em SQL Server (Data Plataform) , especialista em SQL Server, e atualmente trabalhando com Microsoft Azure!

Publicado em fevereiro 18, 2013, em Carreira, Comunidade, VirtualPass e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Freccia,

    Tudo bem ?

    Muito interessante sua pesquisa, parabéns! Eu atuo com SQL Server a 3 anos, e vejo uma grande falta de conteúdos básicos sobre o assunto. Podemos reparar esta “falta de conteúdo” por exemplo no MSDN, onde há diversas perguntas básicas, no qual com uma simples pesquisa no google, o profissional iniciante poderia encontrar as dicas para sanar suas dúvidas.

    Abraços.

  2. sim, tenho visto isso também, e por isso os últimos videos que publiquei são básicos ou voltados para assuntos especificos da certificação.

    • Alex,

      Tenho visto isso também em um vídeo muito, mas muito simples de como criar um plano de manutenção de backup. É o que mais possui visualização.

      Acho que temos ótimas fontes de pesquisa para conteúdo avançado, mas não vejo algum ponto de referencia para conteúdos simples e que todos possam tirar proveito.

  3. Alex,
    Mas com base nessa pesquisa quais ações serão tomadas.
    Essa pequisa definirá o conteúdo dos materiais disponibilizados por vocês, é isso?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: