Ano novo e novas metas

Olá pessoal,

Nesse primeiro post do ano não vou falar de algo técnico, mas é um assunto que afeta diretamente nossa carreira profissional que são as nossas metas.

Atualmente o setor de tecnologia passa por muitas mudanças e por poucos profissionais preparados para enfrentar o mercado. Faculdades e Universidades graduam alunos aos montes, porem no meu ponto de vista não prepara o aluno para o real mercado de trabalho, aquele onde você tem que se adaptar ao o que o mercado precisa e não a o que você aprendeu.

Sendo assim nada mais justo que você profissional seja da área de banco de dados ou não tenha seus próprios objetivos como o que estudar quais certificações você deseja obter neste ano e acima de tudo que tudo o que você faça possa também estar alinhado com os objetivos que você possui para com a sua empresa.

Falando um pouco da área de banco de dados e mais especificamente SQL Server você precisa elencar aquilo que deseja aprender dentro do produto e assim crescer profissionalmente. Uma coisa que posso dizer com a pouca experiência que possuo com SQL Server é que você nunca saberá tudo sobre o produto e também não poderá ser especialista em todas as áreas da ferramenta, pois isso é quase impossível de ser feito.

Com isso vou colocar aqui alguns pontos de pensamento que podem ser levados em consideração quando se monta um plano desses.

Um dos pontos que você deve levar em conta é a sua proficiência com o produto atualmente. Vou me basear que muitos que irão ler este post são iniciantes na carreira de Administrador ou Desenvolvedor em SQL Server.

Quais livros ler?

  • Microsoft SQL Server 2012 Fundamentals. Esse pra mim é um dos must read books, porque não importa se você conhece muito bem ou não o T-SQL a didática utilizada aqui é muito boa e se falando de Itzik Ben-Gan pode-se esperar muito de um livro.
  • DBA Survivor: Become a Rock Star DBA. Passando desde as missões e desafios de ser um DBA o livro abrange também lições básicas sobre administração, desenvolvimento e carreira.
  • SQL Server 2008 Administration in Action. Para mim esse livro é fantástico, fala muito bem sobre diversos pontos de administração de bancos de dados. Utilizei esse livro para realizar a minha certificação de MCITP Database Admnistrator.
  • SQL Server 2008 Performance Tuning Destilled. Mais um livro muito bom para aprender sobre Performance Tuning no SQL Server, não achei um livro muito avançado, mas também não é um livro inicial. Acredito que um profissional com 6 a 7 meses de experiência com SQL Server e que tenha lido os livros acima, possa se dar muito bem com a leitura desse livro.

Quais certificações obter?

Aqui entra o que falei acima, procure uma área de mais interesse e se especialize nela. Você gosta de Business Intelligence, Database Administration ou Database Developement? Procure certificações condizentes com a sua necessidade. Recursos e informações sobre as provas você encontra aos montes, mas vou elencar aqui dicas, materiais sobre as provas.

  • SQL Server 2008
    • Nesse link você encontra tudo o que precisa saber sobre as certificações em SQL Server 2008.
  • SQL Server 2012
    • Nesse link comento sobre as duas provas de MCSA que fiz em SQL Server 2012 aonde podem ajudar você a decidir qual delas você deseja alcançar.
    • Recentemente a comunidade de SQL Server Brasil fez uma semana de Webcasts sobre certificações em SQL Server 2012 que com certeza agregam em muito para você conhecer como estão às provas de certificação e também com muitas dicas.
    • Coloco aqui também a pagina oficial da Microsoft Learning sobre as provas em SQL Server 2012.
  • Recursos adicionais

Um recurso fantástico para aprendizado é o MVA ou Microsoft Virtual Academy. Aqui você encontra diversos cursos sobre tecnologias Microsoft totalmente gratuitos e é claro que você encontra cursos sobre SQL Server 2008 e SQL Server 2012. Abaixo segue o link para os mesmos.

Bom pessoal acredito que agora não temos mais desculpas para não se capacitar e nos tornarmos melhores profissionais em 2013.

Abraços,
Marcos Freccia
[MTA|MCTS|MCITP SQL Server 2008]

Sobre Marcos Freccia

MVP em SQL Server (Data Plataform) , especialista em SQL Server, e atualmente trabalhando com Microsoft Azure!

Publicado em janeiro 2, 2013, em Carreira, Comunidade, DBA NewBie, SQL Server, VirtualPass e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Legal o post Marcos, parabéns e um excelente 2013🙂

    abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: