Fórum MSDN SQL Server – O que, como e porque. Meus pensamentos

Olá pessoal,

Hoje resolvi fazer um post um pouco diferente e principalmente para abordar um ponto que notado a muito tempo nos fóruns de SQL Server no MSDN. Com esse post acredito que muitos ficaram ofendidos, ou não concordaram com o meu ponto de vista mas sempre lembrando e já deixando a salva para o disclaimer: Tudo o que você ver e/ou ler neste blog é de inteira responsabilidade do autor e não expõe a visão da Microsoft Corporation.

  • O que??

Os fóruns Microsoft sejam eles de SQL Server ou qualquer outra tecnologia foram concebidos com uma visão de ajudar o próximo a resolver os problemas encontrados com a ferramenta, ou até mesmo para trocar um certo tipo de experiência.

  • Como??

Os fóruns são relativamente simples de serem utilizados, aonde você pode postar uma nova duvida (thread) e aguardar que as pessoas possam ter ajudar a resolver o seu problema. Um dos recursos fantásticos que o fórum possui é baseado no titulo da sua nova thread ele procura assuntos relacionados e acho impressionante como as pessoas não usam, ou sabem que existe esse recurso. Vejam na figura abaixo o que acontece ao colocar um assunto no titulo.

image

Mesmo assim precisou criar uma nova thread? Sem problemas, aguarde até que alguém possa lhe ajudar. Ah e não esqueçam dessa opção ao criar uma nova thread.

image

As pessoas abrem uma nova thread, muitos se prontificam a ajudar, porem a pessoa nunca mais volta ao fórum para seja ele colocar como resolvido ou até mesmo continuar a thread até chegar em uma solução.

 

  • Porque??

O fórum é um bom almanaque para você encontrar solução de problemas, então se você deixa uma thread como não resolvido ou simplesmente deixa ela no limbo, eu com certeza não iria confiar na solução proposta caso estivesse realizando a busca por um problema posteriormente. Deixe sempre a thread limpa, e não com dezenas ou centenas de respostas que não irão ajudar em nada.

 

  • Meus pensamentos

 

Vou tentar abordar uma serie de aspectos que me incomodam e acredito que muitos compartilham dessa mesma ideia. Vou tentar não me perder nos raciocínios.

  • Um tipo de thread que simplesmente ignoro é quando a pessoa coloca o T-SQL que a sua aplicação gera e pergunta porque não funciona. Na maioria das vezes é uma consulta gigantesca que você mal consegue ler e entender o que a mesma faz. Atente-se que ao fato de que o Fórum é de SQL Server e não de resolver problemas da sua aplicação/empresa, estude e venha com a pergunta formulada.

 

  • Não traga seu dever de casa ou trabalho da faculdade. As pessoas simplesmente abrem uma nova thread e pedem: Como eu poderia modelar essa solução, ele simplesmente copia o exercício proposto pelo professor e cola no fórum.

 

  • Ninguém é expert em Português, eu não sou, nunca vou ser e também não é meu intuito, mas uma pergunta dessas eu simplesmente ignoro. A pessoa que simplesmente não se esforça para escrever as palavras certas não merece que eu pare para ajudar. Esse é o nível de profissional temos trabalhando com TI, ou seja, nunca vamos andar pra frente.

Titulo: Não consigo estala o SQL

Descrição:

Quando vo estala aparece a seguinte msg

bla..bla..bla…

mais eu abaixei o Microsoft .Net Frameworl 3.5 e estalei

  • Uma thread com 20 a 30 respostas e sem solução é porque existe algo de errado, ou a pessoa não formulou a pergunta corretamente ou muitos simplesmente ficam colocando coisas obvias.

 

  • Com base na colocação acima é ainda mais triste ver em muitos fóruns com 20 a 30 respostas as seguintes colocações.

Fulano 1: Você poderia colocar aqui o ERRORLOG para verificarmos o erro.

Fulano 2: Pois é Ciclano, você poderia colocar aqui o ERRORLOG para analisarmos o erro?

Isso ocorre frequentemente no fórum e acho incabível ver isso, é a mesma fala com a mudança em algumas palavras. Eu já cometi esse erro no passado e não volto nunca mais a repetir tal ato. Acredito que as pessoas façam simplesmente para contar respostas no fórum e assim ganhar pontos, ao invés de se preocupar com a duvida da pessoa e tentar ajudar.

  • Leia a duvida da pessoa que abriu a thread, vejo casos onde a pessoa pergunta alguma coisa e a outra responde algo muito fora do problema proposto.
  • As vezes o mínimo de Google ou Bing resolvem a sua vida e ainda você pode acabar caindo em uma pergunta no fórum já respondida.
  • Qual a real interesse das pessoas que respondem? Responder o máximo possível, ganhar pontos e virar MCC? Ou realmente ajudar as pessoas que postam as duvidas. Entro pouquíssimo nos fóruns, já que logo ao entrar acabo perdendo a paciência com o que encontro.

Os fóruns dos produtos são uma ferramenta muito boa que ajudam no dia-a-dia de muitas pessoas, mas as vezes muito mal utilizada.

Seria necessário mudar a ferramenta? Minha opinião é não, mas o que deveria ser reavaliado é a forma como as pessoas enxergam ela e como utilizam.

Bom pessoal, essa é a minha serie de opiniões sobre o assunto. Se ofendi alguém de forma indireta peço desculpas, pois o motivo deste post é apenas alertar as pessoas do que acontecem nos fóruns.

Att,
Marcos Freccia
[MTA|MCTS|MCITP|MCT SQL Server 2008]

Sobre Marcos Freccia

MVP em SQL Server (Data Plataform) , especialista em SQL Server, e atualmente trabalhando com Microsoft Azure!

Publicado em dezembro 20, 2012, em Boas Praticas, Comunidade, Dicas, VirtualPass e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Apoiado, falou tudo.. parabéns…

  2. Ahh, foi super leve, achei que ia pegar pesado… Hahaha

    Concordo plenamente com você em diversos aspectos.

    Temos usuários que escrevem verdadeiras asneiras e ainda esperam por ajuda, e temos oportunistas que falam, falam e não dizem nada que só querem ganhar pontos.

    A situação é tão precária que eu evito ao máximo os fóruns oficiais, infelizmente.

    Eu, particularmente, prefiro listas de e-mail e o Stack Exchange (http://dba.stackexchange.com) quando quero discutir alguma coisa. Ambos têm seus problemas também, mas no geral a taxa besteira/post costuma ser menor.

  3. Realmente foi um ótimo post… Concordo absolutamente com o que você disse…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: