Criando um simples relatório utilizando PowerPivot – Parte I

Olá pessoal,

 

Resolvi criar esse post pois sou muito leigo em PowerPivot e ate descobrir como criar as consultas nele foi um trabalho. Então como sou uma boa pessoa resolvi compartilhar para que, caso alguém esteja no mesmo estagio que eu possa também criar seus relatórios.

Passo 1: O primeiro passo você deve realizar o download do plug-in para o PowerPivot for Excel que é gratuito e esta disponível tanto na plataforma 32 como 64bit.

Passo 2: Feito a instalação do Plug-in você terá a seguinte visualização.

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Passo 3: Na figura acima você deve clicar em Janela do PowerPivot. feito isso uma nova janela ser aberta conforme a imagem abaixo.

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Passo 4: Se a fonte de conexão for SQL Server você deve seguir a imagem abaixo.

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Passo 4: Criar a fonte de conexão de dados informando o servidor a se conectar, usuário e senha e qual base de dados deseja selecionar.

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Passo 5: Você pode selecionar as tabelas que deseja consultar, ou criar o famoso T-SQL

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Passo 6: Desenhar a consulta T-SQL

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Agora é só clicar em Concluir para iniciar a importação dos resultados e aguarde ate que essa imagem apareça.

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Finalizado a importação teremos uma visualização semelhante a essa abaixo.

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No próximo post vou mostrar como criar mais consultas em uma mesma planilha e também como criar as visualizações dinâmicas.

 

Espero que tenham gostado, é uma dica bastante simples mas que pode ajudar pessoas um pouco leigas nesse assunto como eu.

 

Abraços,
Marcos Freccia
@SqlFreccia
MCITPSC – PASS CHAPTER
[MCTS|MCITP|MCT SQL Server 2008]

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About Marcos Freccia

MVP em SQL Server (Data Plataform) , especialista em SQL Server, e atualmente trabalhando com Microsoft Azure!

Posted on April 10, 2012, in Administração, Comunidade, MCITPSC, PowerPivot, VirtualPass and tagged , , , . Bookmark the permalink. 5 Comments.

  1. Gostaria de ver um simples relatório desse sendo criado via Power Pivot for SharePoint. Ou seja sem necessidade de instalar o plugin do Excel. =D

  2. Só um detalhe: a instalação do plugin do PowerPivot é necessária para quem estiver utilizando o Excel 2010. No Excel 2013 temos apenas que habilitá-lo em Options >>> Add-Ins >> COM Add-Ins.

  1. Pingback: Montando um gráfico de utilização de CPU « Freccia's Blog

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