Mais uma certificação e agradecimentos

E aee galera, como podem ter visto ontem no twitter consegui mais uma certificação de SQL Server e dessa vez foi a de Database Administrator (MCTS). Resolvi fazer esse post para dar os devidos agradecimentos as pessoas que me ajudaram até aqui e que com certeza irão me ajudar ainda.

Minha historia com o SQL Server começou a uns 2 anos atras quando eu precisava criar uma simples bat no SQL Server Express para fazer um backup, lembro que parecia ser a pior das tarefas do mundo encontrar como executar um backup no SQL Server via linha de comando, até esse momento eu ainda nao tinha rumo certo na minha carreira profissional, o mais engraçado foi que de um simples problema parece que eu tinha acabado de encontrar a chave para o meu futuro. Daquele dia em diante tudo o que eu queria fazer era ficar o dia inteiro mechendo no SQL Server. Naquele momento eu precisava de livros, encontrei um cara no orkut (desculpa, mas só conhecia orkut naquela epoca) que tinha os dois livros do MOC do SQL Server 2005 para doar, lembro que por aqueles dois livros paguei 20 reais e que dinheiro bem empregado.

Chegava em casa e ja começava a estudar mesmo nao entendendo a maioria das coisas que o livro falava mas eu tentava. Passaram-se alguns meses e começei a ir atras de treinamento. Encontrei a KeepIT que fornece treinamentos oficiais em São Jose/SC. Comprei o treinamento de transact-sql o 2778, chegado o dia do treinamento ao chegar na sala encontro o Felipe Ferreira (Blog|Twitter), eu nao fazia a minima ideia de quem ele era até o momento. Caramba eu lembro que no final daquele treinamento eu tava loco pra chegar em casa e ficar horas e horas brincando com o SQL Server.

Passou algum tempo e fui adquirindo um pouquinho de experiencia e assim começei a bloggar tudo o que eu aprendia sobre SQL Server, foi e esta sendo uma maneira muito boa de fixar o aprendizado. Eis que algo em torno de um e três meses apos o inicio eu ja estava tirando minha primeira certificação em SQL Server, a 70-433 de Database Development, acho que foi um dos dias mais felizes que pude ter profissionalmente, pois é muito bom tirar uma certificação e começar então a se desenvolver profissionalmente.

Eu fiz uma imersão total dentro do SQL Server e estudos, tanto que minha mãe pensava que eu estava doente ou com depressão. Sempre tive para mim que se você for esforçado as oportunidades aparecem e nao importa como e quando elas irão aparecer. Então enquanto a maioria de meus amigos aproveitava a vida, eu também estava aproveitando mas de uma maneira diferente, ou seja, garantindo algo para o meu futuro, pois nunca tive nada que foi facil.

Uma frase que gosto muito é: Se você nao se auto-promover ninguem mais irá fazer isso por você, então lembre-se que você é responsavel por a sua auto-promoção. Eu tentava aparecer o mais que eu pudia, seja conhecendo novas pessoas, seja bloggando algum assunto, e até que começei a participar do grupo MCITP SC. Esse grupo para mim foi uma mão na roda, conheci varias pessoas legais, fiz varios amigos. Outra ferramenta que me ajudou muito foi o twitter, é isso mesmo o twitter é um abre alas para quem quer conhecer muitas pessoas de muitos lugares diferentes. Tenho amigos que nunca vi na vida e que considero pra caramba.

Enfim… esse post ta ficando grande demais e quero aqui agradecer as pessoas que me ajudaram até aqui.

Primeiramente a minha antiga empresa a WMW, eles apostaram em mim quando eu nunca tinha trabalhado com tecnologia ainda e claro entrei lá como estagiario.

Agora vai a lista de pessoas que me lembro que de uma forma direta ou indireta me ajudaram.

Felipe Ferreira, Laerte Junior, Fabian, Nany, Andressa Martins, Socorro Vieira, Lucas Romao, Zavaschi, Paulo R. Pereira, Rodrigo Dornel… e por ai vai. De uma forma geral agradeço toda a comunidade que estou  envolvido seja de SQL Server ou não. Vocês são responsaveis por todas as minhas conquistas, pois é gratificante ajudar o pessoal e ver que alguem confia em mim para pedir ajuda. Pra quem eu ainda nao conheço pessoalmente espero que brevemente possamos nos conhecer.

Um agradecimento especial também para minha nova empresa a KeepIT, acho que tenho realmente o emprego que muitos sonham. Gosto muito do trabalho que faço aqui e das pessoas com quem trabalho.

Meu muito obrigado a vocês todos e nos vemos por ai.

Agora é foco e voltar pros estudos, duas provas de MCITP me aguardam ainda esse ano. E uma OUTRA prova ai no ano quivem..

Att,
Marcos Freccia
MCTS SQL Server 208 Database Administrator
MCTS SQL Server 208 Database Developer
@SQLFreccia

Sobre Marcos Freccia

MVP em SQL Server (Data Plataform) , especialista em SQL Server, e atualmente trabalhando com Microsoft Azure!

Publicado em julho 29, 2011, em Certificação, Comunidade. Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Parabéns Marcos.

    Abraços.

  2. Flávio Jacinto

    Parabéns!!
    Cara e estou tentando a minha primeira ainda. Hoje levei pau na segunda tentativa da 70-432.

    Um abraço.

    Flávio

  3. Parabéns Freccia!!!
    vamos que vamos!

  4. Flávio Jacinto

    Marcos, mais uma vez parabéns!
    Você, ou outro colega que frequenta o seu blog pode tb me dar a dica, que fez a prova 70-432 poderia me informar o que é abordado em relação a Manutenção de Instância do SQL Server.
    Infelizmente esta foi a parte que me derrubou no exame e queria focar nela e não sei bem por onde começar.

    Um abraço.

    Flávio

    • Então Flavio,

      É meio complicado responder isso porque senão posso estar passando por cima do NDA. Mas a dica que posso te dar é para se atentar como voce pode construir um JOB para que ele possa te mandar alertas, Operators, Alerts.. essas coisas são mais cobradas. Pode tentar ver como funciona a parte de Log do SQL Agent e do SQL Server.. com isso você ja tem um bom assunto para estudar.

  5. Flávio Jacinto

    Bom dia !!

    Marcos obrigado pela atenção e as dicas. Tenho certeza que vai me ajudar.

    Um abraço.

    Flávio Jacinto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: